Conheça um pouco da historia do contra-mestre
Paulo Sergio do grupo União das Raças, conhecido na capoeira como Branco.
Conte um pouco de sua historia. Onde começou e com quantos anos ?
Paulo Sergio Batista Sequeira, 33 anos, onde começou a capoeira com 3 a 4 anos de idade na escola Parque. Diz o Mestre: "Comecei na capoeira de rua e a frequentar algumas rodas, mas nunca havia treinado em uma academia. Com o passar dos anos fui crescendo e desenvolvendo. Conheci a escola Parque e foi la que comecei mesmo a jogar a verdadeira capoeira com meu mestre Odilom, quando completei 9 anos de idade.
A verdade é que a capoeira já vem de raiz, tenho irmão que frequenta a capoeira a anos, tenho um tio meu que é mestre de capoeira mas já parou de praticar essa arte, ele mora na ilha de Mar Grande e pelo o que eu fui nesse sentido. Como disse a capoeira corre no sangue, foi aí que eu comecei a gostar da capoeira, não é porque veio do meu irmão e nem de meu tio mas sim porque eu amo a capoeira desde pequeno, eu acho que eu nasci na capoeira. Sempre ia lá na Itinga, na casa das minhas primas que também praticavam a capoeira com mestre Sergio e o mestre King Kong, hoje elas pararam, então eu ficava sempre olhando toda vez que ia para casa de minha tia passar um final de semana, eu chegava na academia sentava e ficava admirando o treinamento e o jogo deles. Comecei a fazer uns movimentos la no quintal, tudo que eu via eu chegava em casa e fazia, aí nessa que eu fui começando a desenvolver um pouquinho meu jogo, fui ali jogando uma armada, uma queixada, daí pedir permissão ao mestre Sergio de la da Itinga, para eu poder começar a treinar mas nada consta, e sem compromisso comecei a jogar capoeira na rua, aqui aonde moro, ia para escola começava a fazer movimentos na escola, foi aí que comecei. Certo dia sair para me matricular no karatê ,quando de repente vir la no mural capoeira do mestre Odilom, foi ai que comecei a jogar capoeira, mas já vem de família."
A origem do apelido
Meu apelido vem da escola parque, quem me colocou esse apelido foi o grande mestre Odilom. Certa vez estava sentado no teatro, logo de primeira estavam fazendo exame para pegar corda, e de repente o mestre estava precisando de outra pessoa, e do nada ele gritou: ''ô rapaz, ô rapaz'', eu não sabia que era comigo então não olhei, daí ele gritou: ''ô branco'' e foi nessa que eu olhei e acabou ficando esse apelido.Esse "Branco" já esta conhecido no Brasil e no Mundo
Graças ao Mestre Odilom que me colocou esse apelido.
- Frase Do Contra Mestre-Branco
"Pois todos os mestres antigos morreram na pobreza, mestre Bimba, mestre Pastinha, mestre Caiçara, mestre Valdemar. E eu também estou neste meio dos mestres que morreu todos na pobreza, sabe porque ? porque eu sou favela. "
Nenhum comentário:
Postar um comentário